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Junho de 2025 – Em um movimento estratégico que redefine a gestão de litígios no setor de seguros, a Generali Brasil alcançou uma redução impressionante de 72% no tempo de duração de processos judiciais elegíveis com a utilização de ferramentas de ponta, como Inteligência Artificial, Legal Analytics, Automação de Processos Robóticos e a adoção de plataformas de Online Dispute Resolution, em um trabalho batizado como “Projeto Agilita”.

Isso só foi possível, de acordo com Conrado Gordon, Chief Insurance Officer da Generali Brasil, porque a empresa se preocupou em atacar de frente um dos maiores gargalos do setor de seguros: a gestão e resolução de litígios. “O Agilita não é apenas sobre adotar novas tecnologias, mas sobre integrá-las de forma inteligente para criar um modelo verdadeiramente disruptivo. Isso é especialmente crucial em carteiras complexas como a de seguros de Vida”, explica o executivo.

Para Conrado, a força principal do projeto é a integração eficaz de diferentes tecnologias aplicadas ao fluxo processual. “A IA e o Legal Analytics são usados para realizar um mapeamento profundo do comportamento dos processos, monitorando em tempo real o andamento judicial, identificando padrões e gerando insights preditivos cruciais”.

Isso permitiu o abandono da postura reativa tradicional e a adoção de uma estratégia proativa, antecipando e tomando decisões mais certeiras. “Isso porque a Automação de Processos Robóticos (RPA) complementa essa inteligência, otimizando fluxos de trabalho e automatizando decisões operacionais com base nos dados analisados anteriormente pela IA”, destaca.

Além disso, a adoção de plataformas de Online Dispute Resolution (ODR) como meio primário para buscar acordos representa um avanço significativo, oferecendo um canal digital ágil para a negociação entre as partes.

O executivo destaca que o Agilita potencializou o elemento humano dentro da Generali. “Com o projeto, reduzimos significativamente a sobrecarga emocional e financeira dos segurados envolvidos em disputas, além de liberar nossas equipes de tarefas repetitivas e burocráticas, o que trouxe mais agilidade e eficiência ao nosso dia a dia”. Para a Generali, no cerne do Agilita está o compromisso de servir melhor o cliente, mesmo nos momentos mais delicados, demonstrando que eficiência e empatia caminham juntas. “É um ganho direto em eficiência operacional e saúde financeira. Tivemos uma expressiva redução no tempo processual, otimizamos significativamente as reservas financeiras e praticamente eliminamos custos diretos, como despesas com procedimentos legais e periciais”, finaliza.