Generali

Bem-vindo à Generali Brasil.
Por favor, selecione uma localidade abaixo para encontrar
nossos escritórios no Brasil.

  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2508-0100

End.: Av. Barão de Tefé, 34 - Porto Maravilha - RJ

Carregando localização no mapa ...

São Paulo

Tel.: (11) 3150-2600

End.: Av.Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 105 - Cidade Monções - SP

Carregando localização no mapa ...

Com as crescentes evidências científicas apontando como a falta de sono pode impactar negativamente sua saúde, descansar tempo suficiente está sendo mais importante do que nunca. Ainda assim, milhões de pessoas pelo mundo sofrem com noites de sonos ruins e insônia que são causadas por problemas médicos ou até mesmo trabalho estressante. Confira as causas e efeitos de uma noite de sono ruim e o que você pode fazer para garantir que irá dormir suas oito horas de sono. 

O que causa uma noite de sono ruim ou a insônia?

  • Muitas razões podem causar os problemas de sono, tendo como as mais comuns:
  • Estresse no trabalho.
  • Estilo de vida, como beber muita cafeína, álcool ou uma dieta que não é saudável.
  • Um ambiente de sono desconfortável podendo ser muito frio, muito claro ou muito barulhento.
  • Muitos estímulos antes de se deitar (desde televisão até celulares).
  • Dor e problemas de saúde como azia, ansiedade ou depressão.

Como uma noite de sono ruim pode afetar sua vida?

Dormir é o caminho que o seu corpo tem para se consertar, então é compreensível que não dormir pode ter efeitos muito negativos em diversos aspectos em nossas vidas – em particular em longo prazo.
Não dormir o suficiente dificulta a concentração no trabalho, além de afetar o sistema imunológico dando chance para que várias doenças nos acometam.
Também está ligado à depressão, ganho de peso, envelhecimento precoce e outros problemas.

 

 


Dicas para dormir melhor:

1) Garanta que seu quarto esteja confortável

O ambiente onde você dorme faz uma enorme diferença, então tente implantar algumas mudanças positivas que encorajem um sono restaurador. Isso inclui encontrar a temperatura ideal, luzes menos intensas e em tons amarelados, plantas adequadas e um reforço da ideia de que a cama é apenas para romance e dormir, não para trabalhar ou assistir Netflix.

2) Desenvolva uma rotina pré-sono

Se você luta contra o estresse ou com a vontade de dormir, crie uma rotina para ajudar a relaxar. Isso pode incluir tomar um banho, tomar um chá calmante, não bebidas que contenham cafeína, tentar aromatizar o quarto com spray de lavanda e desligar seus aparelhos tecnológicos (se for muito necessário usá-los, você pode colocar para que emita luz em tom amarelo ao invés do tom azul).

3) Planeje seu dia com antecedência

Certas atividades durante o dia podem dificultar nossos sonos saudáveis, então tente parar de beber cafeína depois de meio-dia e garanta que está pegando o máximo de luz do sol possível. Evite sonecas e acorde todos os dias no mesmo horário para criar uma rotina regular de sono.

4) Escolha uma posição saudável para dormir

A posição na qual você dorme pode afetar sua qualidade de sono. Algumas posições populares podem ser, surpreendentemente, ruins para você. Procure dormir de barriga para cima para apoiar sua coluna e evitar o refluxo. Já para evitar o ronco e a apneia do sono, o ideal é dormir de lado.

5) Vença o distúrbio do sono

Se os problemas persistirem depois de todas essas opções, consulte um especialista e veja se pode ser uma causa médica. Faça um diário com os problemas que você vem enfrentando e as técnicas que você tentou usar para resolvê-los.