Cuidamos de nossa gente
Para nós, da Generali, ser uma empresa corresponsável pela sustentabilidade do mundo significa ser reconhecida pelo respeito aos clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, demais empresas e comunidade local.
É por isso que a Generali foi eleita umas das “100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2020” pela Corporate Knights. A 16ª edição do ranking foi divulgada após uma avaliação de 7.395 empresas com receita superior a US$ 1 bilhão.
Os compromissos ESG fazem parte do nosso novo plano estratégico, incluindo prêmios crescentes derivados de soluções sustentáveis e a completa integração dos critérios ESG nos investimentos diretos do portfólio do Grupo até 2024. A companhia também reduzirá em 25% a pegada de carbono do seu portfólio de investimentos até 2024 e fará entre 8.5 e 9.5 bilhões de euros em investimentos sustentáveis e verdes entre 2021 e 2025.
O Grupo também definiu um roteiro para uma exclusão completa de investimentos e atividades de subscrição no setor de carvão térmico, dando continuidade ao compromisso de não mais segurar atividades upstream de petróleo e gás.
Para saber mais, clique aqui e confira a nossa Política de Sustentabilidade.
Responsabilidade Social na prática
A cada três anos, reiteramos globalmente nosso compromisso ao estabelecer novas estratégias que beneficiem o futuro e a vida das pessoas. No mundo todo temos pessoas dedicadas à Responsabilidade Social e ações que demonstram nosso compromisso com as várias esferas da sustentabilidade. Nossos objetivos são:
- Apoiar nossos clientes a olhar para o futuro com igualdade e promover a força nas comunidades.
- Oferecer apoio nas mudanças demográficas e melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas.
- Construir um ambiente de trabalho inspirador, com foco no empoderamento e na capacitação de nossa equipe.
- Contribuir para o controle das alterações climáticas.
- Fomentar a ética nos investimentos e apoiar modelos de negócios responsáveis.
- Promover a transparência e difundir o senso de responsabilidade.
*Nota de Esclarecimento sobre o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios (Lei nº 14611/2023):
Com o intuito de reforçar nosso compromisso com a transparência e a equidade, divulgamos o “Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios determinado pelo MTE” dentro do prazo estabelecido pela Lei 14.611/2023. De acordo com a Lei, o Relatório de Transparência Salarial utiliza unicamente dados salariais constantes da RAIS – ano 2022.
Ainda sobre o Relatório, destaca-se que o único critério de comparação da remuneração entre os gêneros é a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). A Classificação Brasileira de Ocupação é uma terminologia genérica utilizada na carteira de trabalho quando da
contratação e movimentação de pessoal. Em outras palavras: “é uma tabela padrão criada pelo MTE que nomeia e codifica todas as ocupações existente no país que tem como objetivo relacionar todas as profissões do mercado de trabalho.”
Desta forma, podem coexistir no mesmo CBO ocupantes de cargos de áreas diferentes ou de uma mesma área em diferentes níveis hierárquicos, o que justifica algumas diferenças encontradas entre gêneros para alguns níveis no Relatório de Transparência Salarial.
A equidade salarial entre gêneros é um compromisso do Grupo Generali independentemente da obrigatoriedade por Lei. Aqui no Brasil, acompanhamos o indicador global de Equidade Salarial entre Gêneros chamado, em inglês, de Equal Pay Gap. Esse indicador é calculado mediante análise de dez diferentes critérios. São eles: localidade, gênero, potencial, desempenho, matriz 9box, gestão, escopo/peso do cargo (grade), posição crítica, talento e grupo de cargo (job family).
De acordo com esse indicador, o resultado do Equal Pay Gap da Generali Brasil para o ano 2023 foi de 1,4%. Em 2024, seguiremos com o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo para as mulheres e outros grupos da nossa sociedade.
Clique aqui e acesse o relatório.
Relatório de Sustentabilidade de 2023
A Generali divulga pela primeira vez seu Relatório de Sustentabilidade no Brasil, destacando seu compromisso com soluções de seguros com características ASG (Ambiental, Social e Governança) e a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa de sua carteira de subscrição para alcançar o Net-Zero até 2050.
Através de seu Comitê de Sustentabilidade, a empresa planeja implementar e monitorar ações que serão regularmente reportadas ao Conselho de Administração da Generali.
Conheça alguns índices e ratings de sustentabilidade do Grupo Generali:
- Pelo 2° ano consecutivo, a Generali Brasil foi uma das 20 empresas mais inovadoras do país pelo prêmio Innovative Workplaces, concedido pelo MIT Technology Review;
- Em dezembro de 2023, o Grupo Generali foi confirmado no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) pelo sexto ano consecutivo e no Dow Jones Sustainability Europe Index (DJSI Europe) pelo quinto ano consecutivo;
- Ainda no mesmo ano, o Grupo foi classificado como C com status “Prime”, concedido a empresas com desempenho líder em sustentabilidade em seu setor, pelo ISS ESG;
- A Generali foi incluída no S&P Global Sustainability Yearbook 2023, que destaca as principais empresas do mundo com base em suas práticas comerciais sustentáveis;
- A Generali continua a fazer parte do MSCI ESG Leaders, que inclui as empresas com o maior desempenho ESG (ambiental, social e governança) nos setores representados;
Confira o relatório completo aqui.
Estratégia para proteção do clima
- Destinar entre 8,5 e 9,5 bilhões de euros a novos investimentos verdes e sustentáveis entre 2021 e 2025. Este objetivo segue o anteriormente definido, de 4,5 bilhões entre 2019 e 2021, o qual foi ultrapassado com um ano de antecedência e era de 6 bilhões de euros no final de 2020.
- Eliminar totalmente os emissores que operam no setor de carvão térmico da OCDE até 2030 e 2040 no resto do mundo.
- Promover a descarbonização gradual da carteira de investimentos diretos para alcançar a neutralização de carbono até 2050. Como meta intermediária para 2025, a Generali reduzirá as emissões de carbono do portfólio corporativo (títulos corporativos, ações listadas) em 25% e alinhará o portfólio imobiliário ao caminho de 1,5°C.
- Reduzir, com base científica, as emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos escritórios, data centers e frotas de carros da empresa em, pelo menos, 25% em comparação com 2019.
- Compra de energia de fontes 100% renováveis sempre que possível e maior compromisso de investir em eficiência energética.
The Human Safety Net
É um movimento global de pessoas ajudando pessoas. Apoiamos famílias com crianças de 0 a 6 anos e integramos refugiados por meio do trabalho, para que possam transformar a vida de suas famílias e comunidades. Nossa missão é desbloquear o potencial de pessoas que vivem em circunstâncias vulneráveis, para que possam transformar a vida de suas famílias e comunidades.
Para isso, reunimos forças de organizações sem fins lucrativos e do setor privado, na Europa, Ásia e América do Sul. Saiba mais em www.thehumansafetynet.org